Delta-8

Considerado como primo do popular THC, o Delta-8 THC é um dos compostos presentes na cannabis. As pesquisas apontam seus efeitos medicinais para o tratamento de muitas patologias, acompanhe agora um resumo sobre ele.

O que é o Delta-8 THC?
O Delta-8 (delta-8-tetrahydrocannabinol), ao contrário do que falam por ai, não é um canabinoide artificial, ele é natural produzido pela própria planta mas encontrado em pouquíssimas quantidades nela, em média 1%. Mas sua produção também pode ser feita à partir da conversão ácida do CBD, sendo este método o mais viável e o mais encontrado. Então podemos dizer que os medicamentos disponíveis no mercado, no geral, são compostos semissintéticos desenvolvidos a partir do CBD e por isso devemos sempre optar por marcas consagradas em terapia canabinoide, pois a base de conversão precisa se segura em um ambiente protegido e controlado.


Comparativos entre o Delta-8 THC e o Delta-9 THC
Sua molécula é similar ao THC (delta-9-tetrahydrocannabinol) mas com uma leve diferença em sua estrutura, por conta disso seus efeitos terapêuticos são parecidos e em função disso são considerados "primos". Entenda agora as diferenças entre eles.

  • Menos eficiente na neurogênese: Essa é uma das grandes desvantagens do Delta-8 em relação ao seu primo, ou seja, o THC é melhor em estimular a produção de novos neurônios e a conexão entre eles.
  • Menor afinidade com o Sistema Endocanabinoide (S.E.C): A pequena diferença estrutural do Delta-8 faz com que ele tenha menos ligações nos receptores do S.E.C diminuindo a expressão de seus efeitos quando comparado ao THC.
  • Menor psicoatividade: o Delta-8 provoca efeitos psicoativos muito baixos, bem menores do que o THC. Então, ele também pode ser vaporizado ou fumado como forma "recreativa", mas seu grau de efeito será bem menor.
  • Maior estabilidade: O Delta-8 é mais estável, ou seja, ele permanece em seu estado por muito tempo, isso facilita sua comercialização. Já o THC possui baixa estabilidade e com o tempo ele vai se transformando em outros compostos.

Dentre os principais efeitos terapêuticos, temos:

  • Analgesia: É eficiente na modulação da dor e possui propriedades anti-inflamatórias, sendo capaz de amenizar esses sintomas.
  • Antiemético: Controla as náuseas e vômitos dos pacientes.
  • Melhora no sono: Alivia o stress e promove efeitos sedativos facilitando que pacientes com insônia consigam dormir.
  • Estimulante de apetite: Aumenta o apetite ajudando as pessoas que encontram dificuldades para comer.
  • Neuroproteção: Diminui a degradação dos neurônios prolongando a sua vida útil, apesar que seu primo é mais eficaz para esse propósito.
  • Ansiolítico: Controla os níveis de ansiedade facilitando a vida de pacientes que sofrem destes transtornos.

Patologias tratáveis com o Delta-8 THC

  • Neurodegenerativas: Patologias que causam a morte neuronal e afetam o sistema nervoso dos pacientes, como: Mal de Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla e muitas outras.
  • Câncer: Para os pacientes com câncer o Delta-8 ajuda a controlar as náuseas e vômitos dos tratamentos convencionais como quimioterapia e radioterapia, alivia a ansiedade, melhora o apetite e diminui as dores do paciente.
  • Dores crônicas: Essas são dores que persistem por muito tempo e que podem ser originadas de patologias como: Artrite, Fibromialgia, Doenças Inflamatórias e etc.
  • Transtornos de ansiedade: Em pessoas que sofrem de uma preocupação excessiva e em constante apreensão o Delta-8 ajuda com suas propriedades calmantes, aliviando os sintomas de patologias como: TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TAG (Transtorno de Ansiedade
    Generalizada) e outras.
  • Depressão: Para pacientes com transtornos depressivos o Delta-8 é uma ótima alternativa de tratamento, ele combate distúrbios psicológicos e consegue ter uma ação antidepressiva mais rápida do que medicamentos tradicionais.
  • Insônia: Para as pessoas que encontram dificuldade em dormir o canabinoide diminui os níveis de stress e ajuda com seus efeitos sedativos.

Efeitos adversos e restrições
Estudos em humanos apontaram apenas efeitos colaterais leves e insignificantes, como o aumento da frequência cardíaca, hipotensão, consciência alterada, alterações no humor e movimento prejudicado.
Não há evidências científicas suficientes que comprovem restrições para o uso do Delta-8.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Estudos científicos
O Delta-8 é um composto estudado a décadas mas devido as restrições na legislação de diversos países ainda há muito avanço pela frente, mas os estudos já evidenciam os resultados nos pacientes.

Em primeiro lugar temos a pesquisa "Experiências do consumidor com o Delta-8-THC: uso médico, substituição farmacêutica e comparações com o Delta-9-THC " da Mary Ann Liebert feita em 2021. Nela foi avaliado a os tipos de patologias tratadas pelos pacientes com o Delta-8 e seu comparativo com o Delta-9-THC e com outros fármacos alopáticos. Veja os resultados:

  • 51% utilizaram o composto para tratamento de estresse
  • 41% utilizaram para tratamento de dor crônica
  • 69% para ansiedade ou ataques de pânico
  • 46% para depressão ou transtorno bipolar

Os participantes compararam o Delta-8-THC muito favoravelmente com o Delta-9-THC e as drogas farmacêuticas e relataram níveis substanciais de substituição para ambos.

Em uma outra pesquisa chamada de "Delta-8-THC: O irmão mais novo mais legal do Delta-9-THC?" publicada em 2022 no Jornal de Pesquisa de Cannabis houve uma entrevista com mais de 500 pacientes do Delta-8. Os resultados afirmam que:

Depressão: Para pacientes com transtornos depressivos o Delta-8 é uma ótima alternativa de tratamento, ele combate distúrbios psicológicos e consegue ter uma ação antidepressiva mais rápida do que medicamentos tradicionais.

  • 71% dos entrevistado experimentou relaxamento com o composto
  • 55% deles tiveram alívio da dor
  • E 68% observaram sinais de euforia

O estudo concluiu que as experiências com o canabinoide em sua maioria diz respeito aos seus benefícios e com poucos efeitos adversos.

Concluímos que o Delta-8 é um composto que apresenta muitos efeitos terapêuticos semelhantes ao THC, com grande potencial de tratamento para muitas patologias, porém tem uma potência mais fraca mas em contrapartida tem menos efeitos colaterais. Então podemos considerar uma opção viável para diversos casos, principalmente para aqueles que são sensíveis ao Delta-9.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais as propriedades medicinais do delta-8-THC e quais são os benefícios que ele pode proporcionar em seu caso.


Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Daniel J. Kruger and Jessica S. Kruger.Consumer Experiences with Delta-8-THC: Medical Use, Pharmaceutical Substitution, and Comparisons with Delta-9-THC.Cannabis and Cannabinoid Research.ahead of printhttp://doi.org/10.1089/can.2021.0124

Sultan SR, Millar SA, O'Sullivan SE, England TJ. A Systematic Review and Meta-Analysis of the In Vivo Haemodynamic Effects of Δ⁸-Tetrahydrocannabinol. Pharmaceuticals (Basel). 2018 Jan 31;11(1):13. doi: 10.3390/ph11010013. PMID: 29385080; PMCID: PMC5874709

Kruger, J. S., & Kruger, D. J. (2022). Delta-8-THC: Delta-9-THC’s nicer younger sibling?. Journal of cannabis research4(1), 1-8.

Tipos de Produtos

A cannabis medicinal pode ser encontrada em várias formas e produtos: