De acordo com estudos recentes, a Cannabis pode ser de grande ajuda para as pacientes que sofrem com o câncer. Hoje, no Dia Mundial do Câncer de Ovário, vamos utilizar um estudo recente para explicar os benefícios que a planta promove para o tratamento da patologia.
O câncer de ovário é uma doença que se desenvolve nas células dos ovários, que são os órgãos reprodutores femininos responsáveis pela produção de óvulos. É o sétimo tipo de câncer mais comum em mulheres em todo o mundo e é a causa mais comum de morte por câncer ginecológico.
O câncer de ovário geralmente se desenvolve lentamente e, muitas vezes, não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando os sintomas aparecem, eles podem incluir:
A prevenção desse câncer é difícil, mas existem alguns fatores de risco conhecidos, como:
O tratamento para essa patologia depende do estágio da doença, da idade da paciente e de sua saúde geral. Ele pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia, isoladamente ou em combinação. Porém, pode ter limitações e efeitos colaterais significativos. Por isso, novas opções terapêuticas são necessárias, como a utilização da Cannabis, por exemplo.
Nesse sentido a Cannabis entra como uma alternativa muito relevante para esses pacientes. Em primeiro lugar os canabinoides THC (delta-9-tetrahidrocanabinol), CBD (canabidiol) e CBG (canabigerol) já existem evidências como reguladores do processo de morte celular, sendo capaz de induzir a morte de células de diferentes tumores.
Enquanto que outros compostos da planta apresentam diversas propriedades para alívio dos sintomas derivados do processo oncológico, como:
Alguns estudos destacam o poder terapêutico da cannabis vaporizada e sublingual, rica em THC e CBD, no alívio das dores neuropáticas. As dores crônicas dos pacientes reduzem gravemente a sua qualidade de vida, impossibilitando que elas realizem atividades cotidianas. Muitas vezes somente a planta é quem traz alívio a essas pessoas.
Um estudo científico de 2022 intitulado “Anti-Cancer Activity of Cannabis sativa Phytocannabinoids: Molecular Mechanisms and Potential in the Fight against Ovarian Cancer and Stem Cells” apresentou uma revisão da literatura científica sobre o uso de fitocanabinóides da Cannabis sativa para o tratamento do câncer de ovário.
Foi investigado durante a pesquisa que o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) são relevantes como agentes anticancerígenos, devido às suas propriedades farmacológicas e seus mecanismos moleculares de ação. Estes compostos interagem com o sistema endocanabinoide, que é responsável por regular diversas funções fisiológicas, como o controle da dor, do apetite e do humor, além de exercer influência na proliferação e sobrevivência celular.
O artigo apresentou evidências de que os canabinoides da Cannabis podem ter potencial na luta contra o câncer de ovário, foi demonstrado que o THC pode inibir o crescimento de células de câncer de ovário em modelos animais, além de induzir a morte celular programada.
Portanto, podemos perceber que o tratamento com canabinoides tem grande potencial para combater o câncer de ovário, atuando diretamente como agentes anticancerígenos.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Koltai H, Shalev N. Atividade anticancerígena dos fitocanabinóides da Cannabis sativa : mecanismos moleculares e potencial na luta contra o câncer de ovário e células-tronco. Cânceres . 2022; 14(17):4299. https://doi.org/10.3390/cancers14174299
Dando sequência ao nosso especial Cannabis para Elas, vamos mostrar como os canabinoides podem ser grandes aliados das pacientes com Câncer de Mama. Seus benefícios ajudam a combater a patologia e promovem qualidade de vida às mulheres, veja abaixo.