A planta Cannabis produz mais de 150 canabinoides diferentes, e o cannabigerol (CBG) serve como molécula precursora dos outros fitocanabinóides mais abundantes. Ele atua como precursor da maioria dessas moléculas, sua forma ácida (CBGA) é convertida em:
Como o CBGA serve como antecessor para os outros canabinoides, normalmente é encontrado em quantidades muito baixas na planta, e logo sua forma reduzida também. Todos os canabinoides produzidos na cannabis (incluindo o CBG) são produzidos como sua forma ácida e são então descarboxilados pelo calor para criar a forma “ativa”.
De acordo com uma pesquisa feita na Penn State College of Medicine o CBG pode ter potencial terapêutico no tratamento de distúrbios neurológicos, tais como:
Para além deles, também foi indicado benefícios do CBG em doenças inflamatórias intestinais, além de apresentarem atividades antibacterianas contra bactérias gram-positivas, micobactérias e fungos.
Enquanto que outra pesquisa que tratou dos potenciais usos médicos do cannabigerol apontou que o CBG foi sugerido para problemas de pele, glaucoma, desregulações hormonais sexuais, distúrbios alimentares, cicatrização óssea e osteoporose.
Além de poder neutralizar a proliferação de células cancerígenas, incluindo câncer de mama e de próstata e também possui ação neuroprotetora ao prevenir o declínio da viabilidade celular.
Inclusive, as células dos tumores malignos da próstata não responderam à maioria dos fitocanabinóides, apenas o CBD e o CBG conseguiram provocar efeitos antiproliferativos.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Os resultados também indicaram que o CBG puro (120 mg/kg) pode atenuar a perda de peso induzida por medicamentos quimioterápicos. Diante disso, o fitocanabinóide foi sugerido para distúrbios alimentares provocados pela quimioterapia.
Conforme a pesquisa do College of Medicine, o cannabigerol tem sido explorado como medicinal para doenças gastrointestinais, como câncer colorretal e colite.
Tratando da sua atividade antibacteriana, o CBG foi considerado um dos canabinóides mais potentes testados contra cepas de Staphylococcus aureus resistentes a antibióticos. Um efeito suplementar também descrito é a sua propriedade anti-hipertensiva. Pacientes com diabetes frequentemente apresentam hipertensão, o CBG pode melhorar esse perfil como adjuvante ao tratamento principal.
Além disso, um outro estudo que trouxe um panorama bibliométrico do cannabigerol, apontou que os fitocanabinóides CBC, CBG e CBGA não são tóxicos para células da glândula sebácea em baixas concentrações. A síntese de lípidos sebáceos foi elevada por CBG e CBGA, evidenciando um potencial para mitigar a pele seca/seborreica.
Dessa forma, possuímos evidências suficientes para acreditarmos no potencial medicinal desse canabinóide para o tratamento de diversas condições.
Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Deiana, S. (2017). Potential medical uses of cannabigerol: a brief overview. Handbook of Cannabis and Related Pathologies, 958-967.
Nachnani, R., Raup-Konsavage, W. M., & Vrana, K. E. (2021). The pharmacological case for cannabigerol. Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, 376(2), 204-212.
Anokwuru, C. P., Makolo, F. L., Sandasi, M., Tankeu, S. Y., Elisha, I. L., Agoni, C., ... & Viljoen, A. (2022). Cannabigerol: a bibliometric overview and review of research on an important phytocannabinoid. Phytochemistry Reviews, 1-25.
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados