Os receptores CB1 e CB2 são tipos de receptores de canabinoides encontrados no corpo humano. Eles são parte do sistema endocanabinoide, que desempenha um papel fundamental na regulação de várias funções fisiológicas, como dor, inflamação, apetite, humor e memória, entre outras.
Basicamente, os canabinoides, tanto endógenos (produzidos pelo corpo) quanto exógenos (encontrados na Cannabis), interagem com esses receptores para desencadear uma variedade de efeitos fisiológicos.
Sendo assim, o estudo desses receptores e do sistema endocanabinoide tem implicações significativas na compreensão de condições médicas e no desenvolvimento de novas terapias medicinais.
Segundo um estudo brasileiro chamado “Mecanismo de ação dos canabinoides: visão geral”, Os receptores CB1 mostram expressão significativa na medula espinhal e em terminais nervosos periféricos, além de terem sido identificados em locais adicionais, como o sistema cardiovascular, trato gastrointestinal e fígado.
Por outro lado, os receptores CB2 são predominantemente encontrados no sistema imunológico, especialmente em células de origem macrofágica, como a microglia. No entanto, também estão presentes em menor quantidade em outros tecidos, incluindo os ossos, sistema reprodutor, sistema cardiovascular, trato gastrointestinal e cérebro.
Juntos, esses receptores modulam reações como por exemplo a dor, a inflamação, funcionamento do sistema imunológico, e o sistema nervoso.
O THC (Tetrahidrocanabinol), foi o primeiro canabinoide descoberto dado seus efeitos psicoativos, ele interage majoritariamente com os receptores CB1, causando seus diversos efeitos. Já o CBD interage indiretamente com ambos os receptores CB1 e CB2, mas diferente do THC ele não se liga a nenhum, mas exerce grande influência sobre eles.
Os outros canabinoides encontrados na Cannabis, além do THC e do CBD, também podem interagir com os receptores endocanabinoides no corpo humano, embora em diferentes graus e com diferentes efeitos. Esses canabinoides incluem o CBG (canabigerol), o CBC (canabicromeno), o CBN (canabinol), o THCV (tetrahidrocannabivarina) e muitos outros.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Araújo M, Almeida MB, Araújo LLN. The cannabinoids mechanism of action: an overview. BrJP [Internet]. 2023;6:109–13. Available from:
BrJP