Estudos indicam que os canabinoides possuem propriedades reguladoras do humor, e são capazes de substituir medicamentos como a Fluoxetina, veja abaixo.
Fluoxetina, comercializada sob o nome genérico do composto, é um dos medicamentos amplamente consumidos no Brasil e em todo o mundo.
Reconhecida por seu papel no tratamento de distúrbios como depressão, transtorno do pânico, ansiedade e até mesmo bulimia nervosa, a fluoxetina é frequentemente descrita como uma ferramenta para estabilizar o estado emocional.
Entretanto, assim como seu homólogo, o Rivotril, a fluoxetina não está isenta de efeitos colaterais. Sendo um composto químico, apresenta inúmeros desafios e prejuízos para o organismo.
É uma situação em que, ao mesmo tempo em que oferece benefícios na abordagem de certas condições, também pode acarretar efeitos adversos. O dilema persiste, pois os benefícios nem sempre compensam os malefícios, tornando-a uma solução complexa e, em alguns casos, uma necessidade indesejada.
Alguns efeitos colaterais comuns são:
perda de apetite;
sonolência;
dor de cabeça;
insônia;
ansiedade;
fraqueza;
náusea;
dor de estômago;
redução da libido;
impotência sexual;
tremores;
nervosismo;
agitação.
Além disso, a Fluoxetina pode ser propensa à dependência, tornando o processo de descontinuação um desafio considerável. A retirada muitas vezes levanta a questão de qual alternativa utilizar em seu lugar, o que frequentemente resulta na prescrição de outro composto químico.
Mas existe uma opção totalmente natural, derivado de uma planta, que pode tratar os mesmos sintomas que a Fluxetina.
Esta planta é a Cannabis Sativa, muito superior em propriedades terapêuticas, possui centenas de canabinoides, e cada um deles contém inúmeras propriedades medicinais, capazes de substituir diversos medicamentos alopáticos.
Mas atenção, é contraindicado parar de forma abrupta a Fluoxetina, o indicado é manter o medicamento e iniciar o tratamento canabinoide em paralelo, e somente quando seu médico indicar o início da retirada, ela deverá ser feita.
Quando a interrupção do uso da Fluoxetina é feita de forma abrupta, o paciente terá de lidar, por algum tempo, com sintomas muito desagradáveis, portanto não é recomendado.
Diversos estudos apontam resultados muito efetivos do tratamento com canabinoides, apontando CBD, CBG.CBN, CBC e THC como substâncias com propriedades elegíveis para transtornos psiquiátricos e cognitivos.
O estudo “O canabidiol induz efeitos semelhantes aos antidepressivos rápidos e sustentados por meio do aumento da sinalização e da sinaptogênese do BDNF no córtex pré-frontal”(tradução), conduzido por cientistas da USP e da University Research Foundation, Dinamarca, revelou que o Canabidiol (CBD) pode reduzir significativamente os sintomas depressivos.
A conclusão do trabalho foi que o tratamento com canabidiol induz efeitos rápidos e sustentados, que permanecem por até sete dias após uma única administração, em animais submetidos a diferentes modelos de depressão, o que corrobora com o resultado de outros estudos, os dados apoiam um perfil terapêutico promissor para o CBD como um novo medicamento antidepressivo de ação rápida.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Pesquisa investiga uso de canabidiol para reduzir sintomas de depressão
Sales, AJ, Fogaça, MV, Sartim, AG et al. O canabidiol induz efeitos semelhantes aos antidepressivos rápidos e sustentados por meio do aumento da sinalização e da sinaptogênese do BDNF no córtex pré-frontal. Mol Neurobiol 56 , 1070–1081 (2019). https://doi.org/10.1007/s12035-018-1143-4
Hoje, dia 29 de outubro se comemora o Dia Mundial da Psoríase, veja abaixo de que forma o tratamento canabinoide pode auxiliar no alívio dos sintomas dessa condição.