Cannabis pode auxiliar na depressão grave, ideação suicida, sono e pesadelos de pessoas com Transtornos de Estresse Pós-Traumático, revelam série de estudos.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) surge como resposta a experiências traumáticas ou ameaças percebidas. Esse distúrbio é frequentemente associado a situações como abuso infantil, violência sexual e participação em combates militares. É importante destacar que nem todos que enfrentam esses eventos desenvolvem TEPT, e os sintomas podem variar significativamente entre os indivíduos.

Estima-se que entre 7% e 8% da população mundial enfrentará TEPT em algum momento da vida. As mulheres têm uma probabilidade duas vezes maior de desenvolver essa condição em comparação aos homens, e o transtorno pode manifestar-se em qualquer fase da vida.

Recentemente, muitos pacientes têm relatado benefícios no uso de Cannabis para o tratamento do TEPT. Eles afirmam que a substância ajuda a relaxar, além de atenuar os sintomas de hiperconsciência e ansiedade que acompanham o transtorno.

Um estudo chamado “Usando Cannabis para ajudar você a dormir: aumento da frequência do uso de Cannabis medicinal entre pessoas com TEPT” (tradução), revelou que participantes com pontuações mais elevadas de TEPT eram significativamente mais inclinados a utilizar Cannabis como auxílio para dormir.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

O estudo concluiu que, para esses indivíduos, a Cannabis se mostrou um mecanismo eficaz para melhorar a qualidade do sono e reduzir os problemas associados à insônia. Os resultados sugerem que a Cannabis pode oferecer um alívio substancial dos sintomas de TEPT, como pesadelos e dificuldades para adormecer, que são comuns entre aqueles que sofrem deste transtorno.

Outro estudo chamado “Relatos de sintomas de TEPT de pacientes avaliados para o Programa de Cannabis Medicinal do Novo México” (tradução), examinou relatos de 75 pacientes que usaram Cannabis para controlar seus sintomas, os resultados revelaram que a Cannabis está associada a uma redução dos sintomas de TEPT em alguns pacientes.

Um último estudo chamado “O uso de Cannabis modifica o efeito do transtorno de estresse pós-traumático na depressão grave e na ideação suicida? Evidências de um estudo transversal de base populacional de canadenses” (tradução), que teve como amostra 420 pessoas que afirmaram ter Transtorno de Estresse Pós-Traumático. De todos os pacientes 106 relataram o uso de Cannabis e houveram maiores estatísticas de episódios depressivos e suicidas graves no grupo que não relatou o uso do tratamento canabinoide, indicando que a planta pode ser uma alternativa positiva para o tratamento dessa condição.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.


Referências;

Bonn-Miller MO, Babson KA, Vandrey R. Using Cannabis to help you sleep: heightened frequency of medical Cannabis use among those with PTSD. Drug Alcohol Depend. 2014 Mar 1;136:162-5. doi: 10.1016/j.drugalcdep.2013.12.008. Epub 2013 Dec 31. PMID: 24412475; PMCID: PMC3929256.


Greer, George R. et al. “PTSD Symptom Reports of Patients Evaluated for the New Mexico Medical Cannabis Program.” Journal of Psychoactive Drugs 46 (2014): 73 - 77.


Lake, S., Kerr, T., Buxton, J., Walsh, Z., Marshall, B., Wood, E., & Milloy, M. (2020). Does Cannabis use modify the effect of post-traumatic stress disorder on severe depression and suicidal ideation? Evidence from a population-based cross-sectional study of Canadians. Journal of Psychopharmacology, 34, 181 - 188.
Does cannabis use modify the effect of post-traumatic stress disorder on severe depression and suicidal ideation? Evidence from a population-based cross-sectional study of Canadians - Stephanie Lake, Thomas Kerr, Jane Buxton, Zach Walsh, Brandon DL Marshall, Evan Wood, M-J Milloy, 2020
.

"O mesmo menino que durante anos destruiu minha clinica durante aquela visita sentou-se na cadeira. A mãe contou que começou a dar-lhe óleo de Cannabis"

- Orit E. Stolar

Leia mais