Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
A endometriose atinge uma a cada seis mulheres em período reprodutivo, normalmente ocorre um atraso no diagnóstico devido a não valorização das dores intensas no período menstrual (dismenorreia), principal sintoma da patologia.
As causas ainda são desconhecidas, mas os pesquisadores tem algumas hipóteses:
A endometriose pode ser dividida em quatro tipos / estágios principais:
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Os principais sintomas da endometriose são dor pélvica (quase sempre associada ao ciclo menstrual, porém a dor é muito mais intensa do que as cólicas menstruais normais e vai evoluindo progressivamente de acordo com o tempo) e infertilidade. Cerca de 60% têm dor e infertilidade, 20% das mulheres têm apenas dor e 20% apenas infertilidade. Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto.
Segue os sintomas mais comuns:
Exame vaginal e retal
Conhecido como exame de toque, é por meio dele que se investiga se há sobressalencias ou massas que podem indicar cistos de endometriose.
Para detectar endometriose o exame vaginal e retal costuma ser a primeira avaliação e, encontrado anormalidades, o paciente é encaminhado para realizar seguimento com outros exames.
Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal
O objetivo desse exame é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero.
É recomendado para se avaliar alterações no útero e indícios de massa pélvica.
Ressonância Magnética
É indicada preferencialmente para casos em que a mulher já tenha um diagnóstico positivo da doença e esteja em fase de tratamento, mas também pode ser feita para diagnóstico inicial da doença.
Este exame é mais específico que o ultrassom e tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento da endometriose e possível evolução da doença.
Videolaparoscopia
Devido aos avanços dos exames de imagem, a laparoscopia é cada vez menos usada como método diagnóstico, seu papel atual é o de opção de tratamento quando já há suspeita. São feitos pequenos cortes para que se analise o interior do organismo da mulher com uma pequena câmera de vídeo.
Exame de sangue
É avaliado o fator CA125, através dele é possível identificar e controlar a evolução doença. Esse exame não é específico apenas para identificar endometriose, sendo um complemento dos outros exames.
O tratamento depende dos seguintes fatores:
Medicamentos para controlar a dor e minimizar a progressão da doença
CIRURGIA
As pesquisas revelam que o equilíbrio do sistema endocanabinoide do nosso organismo é fundamental para o funcionamento saudável do trato reprodutivo. Desequilíbrios no sistema endocanabinoide estão frequentemente associados a complicações e doenças reprodutivas, incluindo a endometriose.
Os canabinoides THC (Delta-9-tetrahidrocanabinol) e o CBD (Canabidiol), tratam a endometriose de várias formas:
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados