Neste fim de semana, do dia 7 a 9 de junho ocorreu a ExpoTEA (Exposição Internacional sobre Autismo) na cidade de São Paulo, convenção que reúne diversas empresas, iniciativas, influencers, autistas e familiares do mundo todo.
O evento busca reunir e unir as forças entre profissionais da área da saúde, empresas e pacientes dando voz às inovações, e segundo a plataforma Cannalize o tratamento com a Cannabis foi um dos destaques da feira, presente em diversos stands no evento. Isso demonstra a validação e a importância do tratamento com a planta para o TEA.
O ilustríssimo ex-senador Eduardo Suplicy foi um dos palestrantes do evento, e foi o porta-voz do tratamento com a Cannabis, contou da sua experiência com a planta para o Parkinson e destacou os benefícios dos canabinoides para o autismo.
Segundo a plataforma, os visitantes pareciam muito interessados no tratamento, principalmente com o aumento de pessoas falando sobre o assunto nas redes sociais e na TV. E o mais interessante é que perceberam que na feira não se via quem fosse contra o uso da Cannabis. Tanto, que os vários stands de associações ou empresas focadas no tratamento com CBD, estavam sempre cheios de pessoas querendo saber mais.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Por aqui na nossa clínica podemos falar o mesmo, a procura do tratamento para o autismo é muito elevada, nosso maior número de pacientes são autistas, e isso é uma confirmação da quebra de barreiras e desinformação em relação a Cannabis.
E cada vez mais a ciência vem reconhecendo a eficácia e as vantagens do tratamento canabinoide para o TEA. Revisões de estudos do Brasil indicam a crescente investigação sobre o uso de canabinoides no tratamento do Autismo, e indicam forte interesse da comunidade científica mundial.
Um estudo brasileiro chamado “Uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista, uma revisão integrativa“ teve como objetivo analisar a literatura científica sobre o uso do CBD no TEA e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes.
Com base na análise de 24 artigos sobre o tratamento canabinoide para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fica evidente, segundo os autores, que o canabidiol e suas propriedades terapêuticas derivadas da Cannabis sativa estão associados a melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes.
Essas melhorias abrangem aspectos comportamentais, hiperatividade e estereotipias, bem como demonstram impactos positivos nos distúrbios do sono, comorbidades e convulsões. Além disso, observa-se uma redução da ansiedade, agressividade, inquietação e agitação.
Já uma análise sistemática de estudos clínicos, intitulada "Uso de Cannabis e canabinoides no transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática", publicada em 2022, avaliou nove estudos clínicos e também chegou à conclusão de que os canabinoides têm uma ampla influência nos sintomas associados ao transtorno.
Os estudos indicaram que os medicamentos derivados da Cannabis diminuíram tanto o número quanto a intensidade dos mesmos sintomas citados no outro estudo incluindo hiperatividade, episódios de automutilação e agressividade, dificuldades de sono, ansiedade, inquietação, agitação psicomotora, irritabilidade, perseverança e depressão.
Adicionalmente, observou-se uma melhora na cognição, sensibilidade sensorial, atenção, interação social e linguagem.
A revisão sugere que os canabinoides apresentam potenciais efeitos benéficos no tratamento dos sintomas associados ao TEA, podendo ser considerados como uma alternativa terapêutica eficaz para o alívio desses sintomas.
Revisões de estudos como estas indicam que a Cannabis tem muito a beneficiar aos pacientes TEA, e indicam os mais diversos benefícios como eficácia na inquietação, hiperatividade, na ansiedade, na cognição, atenção, na interação social e até mesmo na facilitação da aprendizagem.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Alves, Gláuber D`Lamare Silva, et al. “Uso Do Canabidiol No Transtorno Do Espectro Autista, Uma Revisão Integrativa.” Brazilian Journal of Health Review, vol. 6, no. 3, 6 June 2023, pp. 12073–12088,
Uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista, uma revisão integrativa
,
Uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista, uma revisão integrativa
. Accessed 22 Sept. 2023.
Silva EAD Junior, Medeiros WMB, Torro N, Sousa JMM, Almeida IBCM, Costa FBD, Pontes KM, Nunes ELG, Rosa MDD, Albuquerque KLGD. Cannabis and cannabinoid use in autism spectrum disorder: a systematic review. Trends Psychiatry Psychother. 2022 Jun 13;44:e20200149. doi: 10.47626/2237-6089-2020-0149. PMID: 34043900; PMCID: PMC9887656.
ExpoTEA vende de vitaminas a cursos profissionalizantes - 08/06/2024 - Equilíbrio e Saúde - Folha
Cannabis chama atenção em feira de autismo
A cannabis é uma grande aliada dos pacientes com Transtorno de Espectro Autista, seus benefícios ajudam a controlar os sintomas da patologia e permite que os seus portadores levem uma vida mais tranquila.