No Dia da Promoção da Saúde e Qualidade de Vida vamos apresentar um estudo que apresenta o impacto da Cannabis a longo prazo na qualidade de vida de um grande grupo de pacientes na Austrália, e como isso pode ser potencializado através de outros compostos e práticas da medicina integrativa.
Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo na pesquisa e na conscientização sobre os potenciais benefícios terapêuticos desta planta. A Cannabis medicinal, derivada de variedades específicas da planta de Cannabis, tem sido explorada por seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos e neuroprotetores, entre outros, podendo impactar de forma significativa na qualidade de vida dos pacientes de diversas condições de saúde pelo mundo.
Um estudo conduzido na Austrália em 2023, intitulado "Avaliação da Cannabis Medicinal e sua Relação com a Qualidade de Vida e Saúde" (tradução), investigou a persistência dos benefícios proporcionados pelo tratamento medicinal com a Cannabis.
Durante a pesquisa, 3.148 pacientes foram acompanhados, dos quais 1.688 (53,6%) eram mulheres. Os participantes receberam tratamento com Cannabis para uma variedade de condições de saúde, sendo as mais comuns a dor crônica (68%), a dor relacionada ao câncer (6%), a insônia (4,8%) e a ansiedade (4,2%).
Ao longo do tratamento, os pacientes experimentaram melhorias significativas em seus sintomas, com o objetivo de investigar os efeitos a longo prazo. Surpreendentemente, a grande maioria dos pacientes continuou a experimentar os benefícios da Cannabis ao longo do tempo, o que representa um resultado positivo e encorajador para a hipótese do estudo.
A medicina integrativa também surge como uma resposta a essa demanda crescente por qualidade de vida, oferecendo uma abordagem abrangente que considera não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais, mentais, sociais e espirituais do bem-estar humano.
São práticas como por exemplo:
· Yoga
· Meditação
· Ayurveda
· Aromaterapia
· Arteterapia
· Terapia de florais
Ao integrar terapias convencionais e complementares, a medicina integrativa busca promover a saúde. Unir a Cannabis medicinal e a medicina integrativa contribui para a modulação do sistema endocanabinoide alcançando melhores resultados no tratamento.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Arkell TR, Downey LA, Hayley AC< /span> 2023;6(5):e2312522. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.12522Rede JAMA aberta.Roth S. Avaliação da Cannabis Medicinal e Qualidade de Vida Relacionada à Saúde.