Hoje vamos apresentar um estudo científico que comprova que o uso de Cannabis na gestação não prejudica o neurodesenvolvimento do bebê e apresentou resultados com 10, 19 e 20 anos. Veja abaixo.
Durante a gravidez, ocorrem uma série de mudanças fisiológicas e hormonais que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, é um momento de cuidado e atenção especial à saúde., com dieta equilibrada, atividade física adequada e acompanhamento médico regular são fundamentais para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
A Cannabis é uma das substâncias que tem sido objeto de estudos e debates em relação aos seus possíveis efeitos no desenvolvimento fetal, até então não existiam estudos para este contexto. Mas neste ano, 2023, foi publicado o estudo científico intitulado “Neurodevelopmental outcomes in children after prenatal marijuana exposure”.
Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, realizaram um estudo com mais de 2 mil crianças nascidas entre 1989 e 1992 para avaliar os efeitos do uso de Cannabis durante a gravidez em seu neurodesenvolvimento. Essas crianças, que agora são adultos, faziam parte do Estudo Raine, ferramenta fundamental para a realização desse estudo sobre Cannabis e gravidez, e suas mães forneceram informações sobre o uso da Cannabis durante a gestação.
Utilizando uma técnica de emparelhamento de escores, os cientistas compararam crianças expostas à Cannabis durante a gravidez com aquelas que não foram expostas. Os dados foram coletados através de testes realizados quando as crianças tinham 10 anos e novamente aos 19-20 anos, usando exames padronizados.
Os pesquisadores concluíram que a exposição pré-natal à planta não esteve associada a piores resultados neuropsicológicos em nenhuma das faixas etárias estudadas. Dos 2.804 participantes, cerca de 10% foram expostos à Cannabis durante a gestação, e estes não foram associados a piores pontuações em testes neuropsicológicos aos 10 anos de idade ou traços autistas aos 19-20 anos.
Portanto, esses resultados sugerem que, de acordo com o estudo realizado, não foi encontrada uma associação entre o uso de Cannabis durante a gravidez e efeitos negativos no neurodesenvolvimento das crianças. Porém mais estudos devem ser desenvolvidos, mas este já é um bom indício para dar segurança mães que necessitam do tratamento e sentem-se inseguras, assim como para os médicos prescreverem.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Isik OG, Guo L, Whitehouse AJO, Li G, Ing C. Neurodevelopmental outcomes in children after prenatal marijuana exposure. Paediatr Perinat Epidemiol. 2023 Jun 7. doi: 10.1111/ppe.12987. Epub ahead of print. PMID: 37283466.
No dia 8 de março é celebrado o dia da Mulher, data super especial para reconhecermos a sua importância e grandeza. E em comemoração a esse momento tão especial...