Gravidez & Cannabis

Hoje vamos apresentar um estudo científico que comprova que o uso de Cannabis na gestação não prejudica o neurodesenvolvimento do bebê e apresentou resultados com 10, 19 e 20 anos. Veja abaixo.

Durante a gravidez, ocorrem uma série de mudanças fisiológicas e hormonais que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, é um momento de cuidado e atenção especial à saúde., com dieta equilibrada, atividade física adequada e acompanhamento médico regular são fundamentais para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.

A Cannabis é uma das substâncias que tem sido objeto de estudos e debates em relação aos seus possíveis efeitos no desenvolvimento fetal, até então não existiam estudos para este contexto. Mas neste ano, 2023, foi publicado o estudo científico intitulado “Neurodevelopmental outcomes in children after prenatal marijuana exposure”.

Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, realizaram um estudo com mais de 2 mil crianças nascidas entre 1989 e 1992 para avaliar os efeitos do uso de Cannabis durante a gravidez em seu neurodesenvolvimento. Essas crianças, que agora são adultos, faziam parte do Estudo Raine, ferramenta fundamental para a realização desse estudo sobre Cannabis e gravidez, e suas mães forneceram informações sobre o uso da Cannabis durante a gestação.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA


Utilizando uma técnica de emparelhamento de escores, os cientistas compararam crianças expostas à Cannabis durante a gravidez com aquelas que não foram expostas. Os dados foram coletados através de testes realizados quando as crianças tinham 10 anos e novamente aos 19-20 anos, usando exames padronizados.

Os pesquisadores concluíram que a exposição pré-natal à planta não esteve associada a piores resultados neuropsicológicos em nenhuma das faixas etárias estudadas. Dos 2.804 participantes, cerca de 10% foram expostos à Cannabis durante a gestação, e estes não foram associados a piores pontuações em testes neuropsicológicos aos 10 anos de idade ou traços autistas aos 19-20 anos.

Portanto, esses resultados sugerem que, de acordo com o estudo realizado, não foi encontrada uma associação entre o uso de Cannabis durante a gravidez e efeitos negativos no neurodesenvolvimento das crianças. Porém mais estudos devem ser desenvolvidos, mas este já é um bom indício para dar segurança mães que necessitam do tratamento e sentem-se inseguras, assim como para os médicos prescreverem.

___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Isik OG, Guo L, Whitehouse AJO, Li G, Ing C. Neurodevelopmental outcomes in children after prenatal marijuana exposure. Paediatr Perinat Epidemiol. 2023 Jun 7. doi: 10.1111/ppe.12987. Epub ahead of print. PMID: 37283466.

DIA DA MULHER

No dia 8 de março é celebrado o dia da Mulher, data super especial para reconhecermos a sua importância e grandeza. E em comemoração a esse momento tão especial...

Leia mais