Endometriose

Entenda os benefícios da Cannabis para esta condição.

Hoje é o Dia Internacional da luta contra Endometriose, e vamos apresentar estudos que comprovam os benefícios da Cannabis para esta condição, veja abaixo.


A endometriose é uma condição médica na qual o tecido semelhante ao revestimento do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero. Geralmente, este tecido cresce nas áreas ao redor do útero, como os ovários, trompas de Falópio, superfície externa do útero e outros órgãos pélvicos. Este tecido pode causar inflamação, dor e formação de cicatrizes.

Os sintomas da endometriose variam, mas podem incluir dor pélvica crônica, dor durante a menstruação, dor durante a relação sexual, sangramento menstrual irregular e dificuldade para engravidar. O diagnóstico da endometriose pode exigir uma combinação de exames médicos, como exames físicos, ultrassonografia, ressonância magnética e laparoscopia (um procedimento cirúrgico).

O tratamento da endometriose geralmente envolve uma combinação de medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, terapia hormonal para controlar o crescimento do tecido endometrial e, em alguns casos, cirurgia para remover os crescimentos de tecido endometrial e, às vezes, para melhorar a fertilidade.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Alguns estudos revelam a relação entre a Cannabis medicinal e o alívio dos sintomas da endometriose. Uma pesquisa chamada “Efeitos da ingestão de Cannabis na dor pélvica associada à endometriose e sintomas relacionados” (tradução), realizou um estudo de observação durante o período de abril de 2017 a fevereiro de 2020, um total de 252 participantes, todas identificadas como sofrendo de endometriose, relataram um total de 16.193 sessões de uso de Cannabis, a forma mais comum de ingestão foi por meio de inalação.

Foi observada a redução do uso de diversos medicamentos como analgésicos, antineuropáticos e antidepressivos, no geral a Cannabis parece ser eficaz para dores pélvicas, problemas gastrointestinais e humor, com eficácia diferente dependendo do método de ingestão. A maior propensão para o uso de uma dose inalada pode ser devida ao rápido início dos efeitos de alívio da dor versus o início mais lento dos produtos.

Outro estudo chamado “Uso de Cannabis para endometriose: desafios clínicos e legais na Austrália e na Nova Zelândia.” (tradução), também observacional, revelou que o potencial da Cannabis no tratamento da endometriose é reconhecido, porém, muitas pacientes na Austrália e na Nova Zelândia estão utilizando-a sem orientação médica, o que ressaltando a importância de uma comunicação mais eficaz entre médicos e pacientes.


Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

Sinclair, J., Collett, L., Abbott, J., Pate, D., Sarris, J., & Armour, M. (2021). Effects of Cannabis ingestion on endometriosis-associated pelvic pain and related symptoms. PLoS ONE, 16. Effects of cannabis ingestion on endometriosis-associated pelvic pain and related symptoms .

Sinclair, J., Toufaili, Y., Gock, S., Pegorer, A., Wattle, J., Franke, M., Alzwayid, M., Abbott, J., Pate, D., Sarris, J., & Armour, M. (2021). Cannabis Use for Endometriosis: Clinical and Legal Challenges in Australia and New Zealand.. Cannabis and cannabinoid research. Cannabis Use for Endometriosis: Clinical and Legal Challenges in Australia and New Zealand | Cannabis and Cannabinoid Research .

Entenda de uma vez por todas a diferença entre o CBD e o THC

Se você ainda tem dúvidas da diferença entre os 2 canabinoides mais populares da Cannabis, chegou a hora de entender! Vamos te explicar, acompanhe nossa matéria...

Leia mais