Cannabis e Dor Crônica

Dores crônicas geralmente são tratadas com opióides, porém esses medicamentos causam muitos efeitos colaterais, ao contrário da Cannabis, que além de tratar a causa raiz tem mínimos efeitos colaterais. E para confirmar estes dados vamos abordar um estudo que indica a planta como potencial substituto aos opióides.

Dor crônica é definida como uma dor persistente por muito tempo e originada de uma inflamação ou de um trauma, os sintomas ainda são tratados principalmente com medicamentos opióides. Contudo, essa classe de droga apresenta muitos efeitos adversos e em casos extremos leva a overdose.

Levando em consideração que nos Estado Unidos no período de 2021 houve um aumento de 28% dos casos de overdoses por opióides, comparado ao ano anterior, foi realizado na Flórida um estudo com mais de 2.000 pacientes de dor crônica que se tratavam com a cannabis medicinal, com intuito de apresentar os resultados da terapia canabinoide e sua relação com os opióides.

Segundo o estudo intitulado "Pacientes com cannabis medicinal relatam melhorias no funcionamento da saúde e reduções no uso de opiáceos" realizado pela Florida State University, em 2022 e disponível na revista Substance Use and Misuse, na entrevista realizada pelos pesquisadores com o grupo focal acima citado, os resultados apontaram:

  • 79% relataram a substituição completa ou parcial dos analgésicos opióides para os extratos de cannabis
  • 85,9% responderam que o tratamento com cannabis amenizou expressivamente suas dores
  • 90,6% declararam a cannabis como: “muito ou extremamente útil no tratamento de sua condição médica”
  • 88,7% dos entrevistados disseram que a cannabis era: “muito ou extremamente importante para sua qualidade de vida”.

Na grande maioria dos relatos a cannabis foi descrita como uma ótima opção terapêutica para o tratamento dos sintomas, evidenciando o seu poder analgésico.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Conforme dito pelos próprios pesquisadores:

“O uso de analgésicos à base de opiáceos pode ser reduzido, ou até mesmo cessado, especialmente em pacientes com dor crônica, logo após o acesso à cannabis medicinal legalizada”

Os autores também afirmaram que a planta é fundamental para que outros pacientes larguem o uso de medicamentos psiquiátricos com efeitos colaterais e comecem a se tratar com a cannabis.

Concluindo podemos garantir que o tratamento com os extratos da planta é a melhor opção para tratar os sintomas de dores crônicas. Além de trazer alívio para os pacientes ela também promove uma melhor qualidade de vida.

___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e saiba como o tratamento com a cannabis medicinal pode te ajudar em suas dores e até mesmo fazer você substituir sua medicação convencional pelos extratos da planta.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Pritchett, CE, Flynn, H., Wang, Y., & Polston, JE (2022). Pacientes com cannabis medicinal relatam melhorias no funcionamento da saúde e reduções no uso de opiáceos. Uso e uso indevido de substâncias , 1-10.

CBG

A planta Cannabis produz mais de 150 canabinoides diferentes, e o cannabigerol (CBG) serve como molécula precursora dos outros fitocanabinóides ...