CANNABIS E DOR CRÔNICA

Uma das grandes propriedades da Cannabis medicinal é o seu poder analgésico, muitos pacientes utilizam a planta para o tratamento de alguma dor. Recentemente foi divulgado um estudo trazendo evidências de que os pacientes estão preferindo a cannabis medicinal aos analgésicos opióides, entenda melhor abaixo.

O estudo foi elaborado por pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade Johns Hopkins, seus resultados indicam que os compostos da cannabis podem atuar como poderosos analgésicos e estão sendo priorizados aos opioides convencionais pelos pacientes com dor.

A pesquisa foi publicada dia 06 de Janeiro de 2023 no Journal of the American Medical Association, participou da pesquisa mais de 1.700 adultos de 36 estados norte americanos diferentes. Os participantes foram convidados a preencher uma série de perguntas sobre o seu tratamento.

Os autores concluíram que mais da metade dos adultos entrevistados utilizaram medicamentos à base de cannabis para o alívio de seus sintomas e que a fitoterapia os levou a diminuir o uso de opioides prescritos e analgésicos farmacêuticos. Também foi observado que em 38,7% dos participantes do estudo, a planta foi tão eficiente no tratamento da dor que levou a diminuição das sessões de fisioterapia.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Embora tenha tido menos de 1% de relatos relacionando o uso da cannabis ao aumento do uso de opioides, os resultados gerais da pesquisa são muito promissores. Segundo os próprios autores:

“Mais da metade dos adultos que usaram cannabis para controlar sua dor crônica relataram que o uso de cannabis os levou a diminuir o uso de opioides prescritos, não opioides prescritos e analgésicos de venda livre, e menos de um por cento relatou que o uso de cannabis aumentou o uso desses medicamentos”

Desse modo vemos o tamanho do poder da planta para o tratamento de dores, além de aliviar quase totalmente os sintomas dos pacientes ela também é capaz de ajudá-los no desmame de medicamentos opioides que geram dependência em seus usuários.

Agende uma consulta e entenda como a Cannabis pode te ajudar, são centenas de patologias tratáveis, nosso médico responsável irá te orientar o tratamento ideal para o seu organismo.

REFERÊNCIAS:

Bicket, Mark C., Elizabeth M. Stone e Emma E. McGinty. "Uso de Cannabis e Outros Tratamentos para Dor Entre Adultos com Dor Crônica em Estados dos EUA com Programas de Cannabis Medicinal." JAMA Network Open 6.1 (2023): e2249797-e2249797.

Cannabis e Artrite Reumatóide

Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatóide e vamos compartilhar com você estudos que confirmam o potencial do tratamento canabinoide para patologia. ...

Leia mais