Estudo prospectivo controlado por placebo mostra que 10 de 11 pacientes com Doença de Crohn, que não tinham respostas ao tratamento convencional, foram tratados com Cannabis, rica em THC, e alcançaram benefícios clínicos significativos.

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica do trato gastrointestinal que pode afetar qualquer parte, desde a boca até o ânus. É classificada como uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento do trato digestivo, causando inflamação.

As causas exatas da doença de Crohn não são totalmente compreendidas, mas fatores genéticos, ambientais e imunológicos desempenham um papel importante. Os sintomas da doença de Crohn variam de leves a graves e podem incluir:

Dor abdominal, frequentemente na região inferior direita.
Diarreia persistente, que pode conter sangue.
Perda de peso não intencional.
Fadiga.
Febre.
Náusea e vômito.
Anemia

O tratamento convencional da doença de Crohn envolve uma combinação de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Os medicamentos comumente prescritos incluem anti-inflamatórios, imunossupressores e agentes biológicos para tratar infecções relacionadas ou ajudar a reduzir a inflamação.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Um estudo chamado “A Cannabis induz uma resposta clínica em pacientes com doença de Crohn: um estudo prospectivo controlado por placebo” (tradução), com 21 pacientes com Doença de Crohn que não tinham respostas ao tratamento convencional mostrou que a Cannabis pode ter ótimos resultados para esta condição, divididos em dois grupos com 11 que fariam o tratamento com a Cannabis e 10 que continuariam com um placebo.

A atividade da doença e os testes laboratoriais foram avaliados durante 8 semanas de tratamento e 2 semanas depois. Os indivíduos que receberam Cannabis relataram melhora do apetite e do sono, sem efeitos colaterais significativos.

Três pacientes do grupo Cannabis foram desmamados devido à dependência de esteroides. No geral, a Cannabis, rica em THC, produziu benefícios clínicos significativos, livres de esteroides, para 10 dos 11 pacientes com doença de Crohn ativa, em comparação com placebo, sem efeitos colaterais.

-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

‌Referências:
Naftali, T., Schleider, L., Dotan, I., Lansky, E., Benjaminov, F., & Konikoff, F. (2013). Cannabis induces a clinical response in patients with Crohn's disease: a prospective placebo-controlled study.. Clinical gastroenterology and hepatology : the official clinical practice journal of the American Gastroenterological Association, 11 10, 1276-1280.e1 . https://doi.org/10.1016/j.cgh.2013.04.034.

SISTEMA ENDOCANABINOIDE

Leia mais