A Ayurveda é uma das abordagens medicinais mais antigas no mundo, nascida na Ásia, sua origem é de milhares de anos antes de Cristo. Atualmente, ela é vista como uma das práticas integrativas mais indicadas, e em vista disso hoje vamos aprender mais sobre a ação da Cannabis na Ayurveda.
Ayurveda e Cannabis
Ayurveda propõe uma vida saudável em harmonia com a natureza para atingirmos um estado de completude de saúde.
As ferramentas da prática vai depender do quadro do paciente, podendo ter alguma variação entre eles. As principais bases da Ayurveda são:
O foco da Ayurveda não é apenas a força física, mas sim o equilíbrio harmônico entre o corpo, a mente e a alma. A medicina tradicional já afirmou os benefícios dessa prática integrativa em manter a homeostase do corpo.
Os primeiros textos que relatam a medicina da Ayurveda também contam o papel da Cannabis nos encontros ritualísticos, por meio de uma sagrada bebida chamada Bhang. Os documentos dizem que a bebida contendo os extratos da planta forneciam coragem aos guerreiros.
Essa união começou na Ásia, berço das duas práticas, os primeiros povos daquela região já dominavam o uso medicinal da erva. Na tradição brâmane, cultura que ocupava a Índia, acreditava-se que a Cannabis melhorava os pensamentos, concedia saúde e vida longa e possuía propriedades terapêuticas.
Shiva, um dos principais deuses do hinduísmo, defendia que a Cannabis usada de forma sagrada fazia o indivíduo se encontrar com o mundo superior. Todas essas culturas também defendiam a prática de Ayurveda para a promoção da saúde.
Os muitos livros de Ayurveda que relatam o uso da Cannabis tratam sobre todo o desenvolvimento da planta, desde o seu cultivo até às melhores técnicas de extração. Nos registros é indicado que todo extrato da Cannabis deveria passar por procedimentos de purificação ou de desintoxicação, na grande maioria dos casos a planta era administrada de forma medicinal via oral.
Vemos que a Cannabis sempre esteve presente na prática de Ayurveda, tornando evidente a íntima relação entre essas duas medicinas.
Os antigos sempre souberam dos grandes benefícios que temos quando associamos as duas terapias, atualmente com o avanço da ciências entendemos melhor como funcionam essas práticas integrativas em nosso corpo.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Do ponto de vista medicinal, essa combinação faz sentido pois a Ayurveda visa a homeostase do corpo, seu equilíbrio geral. E o nosso sistema endocanabinoide, um dos maiores sistemas do organismo, é o responsável por restabelecer a homeostase do corpo quando há um desequilíbrio.
A modulação do S.E.C é feita pelo uso medicinal da planta, explicando o porquê que a Cannabis ajuda a Ayurveda a atingir o equilíbrio do corpo e promover a saúde.
Portanto, fica evidente que a Ayurveda é uma prática integrativa fundamental para os pacientes que sofrem de alguma patologia ou buscam bem-estar e qualidade de vida. Quando associada à Cannabis medicinal os benefícios são potencializados ajudando o organismo a recuperar seu equilíbrio de forma geral, uma dupla realmente muito harmônica e complementar.
__
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá te explicar sobre como funciona o tratamento e oferecer todo o suporte que você precisa.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Descubra como a prática chinesa pode potencializar os benefícios do seu tratamento com a planta.
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados