Clínica Médica Canabinoide & Integrativa
TEA + TDAH

TEA + TDAH

| 2 minutos de leitura.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que se manifesta principalmente na infância, mas pode persistir na vida adulta. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que são mais intensos e frequentes do que o normal para a faixa etária da pessoa.

‌Ritalina é um dos psicoestimulantes químicos, modulador da dopamina e noradrenalina, mais usados para o TDAH, mas apesar de ser efetivo para algumas pessoas, ele promove muitos efeitos colaterais graves, que para alguns como para pessoas autistas, pode agravar o transtorno devido, agitação e nervosismo.

Porém o que poucos sabem, é que a combinação de integrativos como aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos e Cannabis modulam estes neurotransmissores sem causar efeitos adversos, proporcionando qualidade de vida aos pacientes. Os integrativos fazem a função de estimular maior síntese de dopamina e noradrenalina, e os canabinoides agem na hiperatividade, na ansiedade e também contribuem para a concentração, além de apoiar toda a homeostase (equilíbrio geral) do organismo.

Um estudo chamado “Canabinoides no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: um estudo randomizado e controlado” (tradução), realizou um experimento duplo-cego controlado por placebo com 30 adultos com TDAH. O estudo afirma inicialmente que é relativamente comum que adultos com TDAH compartilhem relatos sobre os possíveis benefícios do uso de Cannabis. Muitos descrevem sentir-se mais tranquilos, menos agitados e com uma melhora na qualidade do sono. Além disso, alguns mencionam que a Cannabis os auxilia a manter a concentração.

No geral, grupo ativo geralmente teve pontuações melhores que o grupo placebo, a Cannabis foi capaz de melhorar levemente alguns sintomas como a desatenção e hiperatividade, o mais importante sobre esse estudo é que, aparentemente os adultos com TDAH podem representar um subgrupo de indivíduos que experimentam uma redução dos sintomas e nenhuma deficiência cognitiva após o uso de canabinoides.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



Já uma revisão de literatura chamada “O uso de canabinoides no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – uma revisão da literatura mais recente” (tradução), confirmou que os canabinoides têm efeitos farmacológicos ansiolíticos, neuroprotetores, antidepressivos, antipsicóticos e hipnóticos. Sobre o tratamento para o TDAH, a Cannabis se mostra capaz de reduzir a hiperatividade, melhoraram o foco e o controle do comportamento impulsivo.

O estudo conclui que há evidências dos efeitos dos canabinoides nos sintomas de TDAH, bem como da influência do sistema canabinoide no envolvimento em transtornos neurológicos e psiquiátricos.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Referências:

Cooper, R., Williams, E., Seegobin, S., Tye, C., Kuntsi, J., & Asherson, P. (2016). Canabinóides no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: um ensaio clínico randomizado. Neuropsicofarmacologia Europeia , 27, 795-808. https://doi.org/10.1016/j.eurouro.2017.05.005 .

TEA + TDAH

20/06/2024
Copiardo para Área de Transferência