Clínica Médica Canabinoide & Integrativa
Estudo revela quais medicamentos interagem com a cannabis e classifica os níveis de gravidade de cada um

Estudo revela quais medicamentos interagem com a cannabis e classifica os níveis de gravidade de cada um

| 2 minutos de leitura.

Sim, a Cannabis pode ter uma interação com alguns medicamentos, existe bastante discussão na comunidade científica sobre os possíveis efeitos colaterais desse tipo de interação.

Um estudo nomeado “Relevância clínica das interações medicamentosas com Cannabis: uma revisão sistemática” (tradução), de 2022, verificou por meio de uma revisão de outras pesquisas os possíveis efeitos das interações medicamentosas com a planta.

Foram analisados noventa e cinco artigos, dos quais vinte e seis foram selecionados com base na gravidade e probabilidade das interações. No total, foram identificados dezenove pares de interações medicamentosas envolvendo Cannabis, com uso tanto medicinal quanto recreativo.

Dessas interações, uma foi classificada como nível 1 (risco muito alto), duas como nível 2 (risco alto), doze como nível 3 (risco médio) e quatro como nível 5 (sem risco), conforme avaliação da gravidade e probabilidade.

Dentre os medicamentos estudados, a interação classificada como nível 1 foi Cannabis e Varfarina, um medicamento utilizado como um anticoagulante que age na inibição dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K.

Assim, para pacientes sob tratamento com Varfarina e que necessitam de Cannabis medicinal devido a outras condições médicas, é essencial realizar ajustes na dose para garantir a manutenção dos níveis terapêuticos. Ademais, é recomendável que pacientes em tratamento com Varfarina evitem o uso de Cannabis recreativa e recebam orientação adequada nesse sentido.

Agende uma Consulta

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina



A maioria dos pares de interações medicamentosas foram classificados no nível mediano ou leve de relevância clínica devido a alterações fracas a moderadas nos parâmetros. No entanto, este resultado mostra que o uso de Cannabis medicinal requer avaliação e acompanhamento médico, para que seja feito o ajuste adequado da dose, e o plano de desmame. Relevando a importância de procurar um profissional para o tratamento canabinoide e evitar a automedicação.

No geral, interações graves com os canabinoides não são comuns, no entanto é de extrema importância o acompanhamento médico para sanar essa e quaisquer empecilhos ao tratamento com a planta.

-

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.

Referências:

Lopera, V., Rodríguez, A., & Amariles, P. (2022). Clinical Relevance of Drug Interactions with Cannabis: A Systematic Review. Journal of Clinical Medicine, 11.
Clinical Relevance of Drug Interactions with Cannabis: A Systematic Review

Estudo revela quais medicamentos interagem com a Cannabis e classifica os níveis de gravidade de cada um

29/04/2024
Copiardo para Área de Transferência