Estudo prospectivo controlado por placebo mostra que 10 de 11 pacientes com doença de Crohn, que não tinham respostas ao tratamento convencional, foram tratados com cannabis rica em THC e alcançaram benefícios clínicos significativos
| 1 minutos de leitura.A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica do trato gastrointestinal que pode afetar qualquer parte, desde a boca até o ânus. É classificada como uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento do trato digestivo, causando inflamação.
As causas exatas da doença de Crohn não são totalmente compreendidas, mas fatores genéticos, ambientais e imunológicos desempenham um papel importante.
Os sintomas da doença de Crohn variam de leves a graves e podem incluir:
- Dor abdominal, frequentemente na região inferior direita.
- Diarreia persistente, que pode conter sangue.
- Perda de peso não intencional.
- Fadiga.
- Febre.
- Náusea e vômito.
- Anemia
O tratamento convencional da doença de Crohn envolve uma combinação de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia. Os medicamentos comumente prescritos incluem anti-inflamatórios, imunossupressores e agentes biológicos para tratar infecções relacionadas ou ajudar a reduzir a inflamação.

Atendemos o Brasil todo por Telemedicina
Um estudo chamado “A Cannabis induz uma resposta clínica em pacientes com doença de Crohn: um estudo prospectivo controlado por placebo” (tradução), com 21 pacientes com Doença de Crohn que não tinham respostas ao tratamento convencional mostrou que a Cannabis pode ter ótimos resultados para esta condição, divididos em dois grupos com 11 que fariam o tratamento com a Cannabis e 10 que continuariam com um placebo.
A atividade da doença e os testes laboratoriais foram avaliados durante 8 semanas de tratamento e 2 semanas depois. Os indivíduos que receberam Cannabis relataram melhora do apetite e do sono, sem efeitos colaterais significativos.
Três pacientes do grupo Cannabis foram desmamados devido à dependência de esteroides. No geral, a Cannabis, rica em THC, produziu benefícios clínicos significativos, livres de esteroides, para 10 dos 11 pacientes com doença de Crohn ativa, em comparação com placebo, sem efeitos colaterais.
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis.
Referências:
Naftali, T., Schleider, L., Dotan, I., Lansky, E., Benjaminov, F., & Konikoff, F. (2013). Cannabis induces a clinical response in patients with Crohn's disease: a prospective placebo-controlled study.. Clinical gastroenterology and hepatology : the official clinical practice journal of the American Gastroenterological Association, 11 10, 1276-1280.e1 . https://doi.org/10.1016/j.cgh.2013.04.034.
Estudo prospectivo controlado por placebo mostra que 10 de 11 pacientes com Doença de Crohn, que não tinham respostas ao tratamento convencional, foram tratados com Cannabis, rica em THC, e alcançaram benefícios clínicos significativos