O tratamento canabinoide é sem dúvidas a melhor linha de tratamento ansiolítico, as propriedades calmantes de alguns canabinoides contribuem grandemente para os pacientes ansiosos. Entenda hoje o mecanismo de ação dos canabinoides e entenda a importância na patologia.
A ansiedade é uma emoção normal e saudável em pequenas doses, pois pode ajudar a pessoa a se preparar para enfrentar situações desafiadoras ou perigosas. No entanto, quando os sintomas de ansiedade são intensos, recorrentes e interferem na qualidade de vida, pode-se falar em transtornos de ansiedade.
Nesse sentido, os canabinoides presentes na Cannabis apresentam a melhor alternativa para esses pacientes, são compostos vegetais, naturais e com mínimos efeitos colaterais, sendo considerada hoje em todo o mundo uma alternativa muito efetiva para o tratamento da ansiedade. Em específico, o Canabidiol tem como principal característica proporcionar efeitos ansiolítico, calmante, relaxante muscular, dentre outros.
O composto age como um modulador dos neurotransmissores que estão em desbalanço nas áreas cerebrais afetadas pela ansiedade (falta de produção de serotonina e GABA e o excesso de adrenalina, dopamina e cortisol), proporcionado assim um equilíbrio neuronal e consecutivamente a estabilização dos sintomas.
A diferença dos tratamentos químicos convencionais para o tratamento com o Canabidiol está justamente na questão da efetividade, pois trata a causa raiz do problema que é a descompensação entre as transmissões neurais.
Esse grande poder ansiolítico da planta é explicado pela região do cérebro onde ela atua. Os canabinoides atuam em áreas específicas do cérebro envolvidas na ansiedade, reduzindo os níveis fisiológicos de ansiedade em modelos saudáveis. O Canabidiol ajuda a tratar a ansiedade reduzindo a atividade na amígdala, uma região do cérebro que está envolvida na resposta ao medo e à ansiedade. O Canabidiol pode ajudar a diminuir a atividade nesta região, reduzindo assim a resposta emocional ao estresse e a ansiedade.