NUTRIÇÃO E O SISTEMA ENDOCANABINOIDE

Do ponto de vista evolutivo, a co-evolução humana entre o sistema endocanabinoide (SEC) e os hábitos alimentares pode desempenhar um papel fundamental na atividade homeostática do indivíduo. Isso explica a razão de tantos alimentos serem capazes de modular o S.E.C.

Os endocanabinoides (EC), moléculas similares aos fitocanabinoides mas que são sintetizadas pelo nosso corpo, estão envolvidos no metabolismo da glicose e estimulam a absorção de alimentos.

Segundo um estudo que analisou a relação da dieta mediterrânea com a modulação do sistema endocanabinoide, os ECs são capazes de regular o apetite e a ingestão de alimentos por meio da sua sinalização a alguns receptores do cérebro.

A mesma pesquisa apresentou uma correlação entre ECs e o microbioma do intestino. Mudanças nos hábitos alimentares podem desregular o nosso sistema e induzir o desenvolvimento de distúrbios metabólicos, influenciando a microbiota intestinal.


Assim como indicado alimentos da dieta mediterrânea interagem com os nossos ECs, modulando o nosso SEC, alguns deles são:

  • Peixes e frutos do mar
  • Azeite de oliva e óleos vegetais (como óleo de linhaça, óleo de cártamo)
  • Alimentos integrais (como arroz, quinoa e aveia)


Enquanto isso, um outro trabalho publicado no Annual Review of Nutrition indica que os níveis cerebrais de ECs foram aumentados por dietas ricas em gordura enriquecidas com azeite e/ou óleo de cártamo. Tornando evidente a influência que certos alimentos possuem no nosso sistema endocanabinoide.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Dessa forma, fica explícito a relação que existe entre a alimentação e a modulação do sistema endocanabinoide, na qual um possui influência direta no outro. Diante disso, vemos que é fundamental manter um hábito de alimentação saudável durante o tratamento com a cannabis a fim de controlar o nosso SEC.


Agende uma consulta com nosso médico especialista e saiba mais sobre a importância de uma alimentação saudável para a sua terapia com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.


Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Armeli, F., Bonucci, A., Maggi, E., Pinto, A., & Businaro, R. (2021). Dieta mediterrânea e doenças neurodegenerativas: o papel negligenciado da nutrição na modulação do sistema endocanabinóide. Biomoléculas , 11 (6), 790


Maccarrone, M., Gasperi, V., Catani, MV, Diep, TA, Dainese, E., Hansen, HS, & Avigliano, L. (2010). O sistema endocanabinóide e sua relevância para a nutrição. Revisão anual de nutrição , 30 (1), 423-40.

Conheça outros fitocanabinoides 

A Cannabis Sativa possui mais de 500 compostos. Dentre estes, 170 são classificados como fitocanabinoides e são encontrados nas flores, folhas e caule da planta...