Alguns canabinoides possuem efeitos vasodilatores, são anti-inflamatórios e antioxidantes e podem auxiliar na hipertensão.

Hoje no Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial, iremos trazer dados sobre como a Cannabis pode auxiliar no tratamento dessa condição.

Sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dores de cabeça frequentes e alterações na visão podem servir como sinais de alerta para a hipertensão. No entanto, esta condição muitas vezes é assintomática, destacando a importância de monitorar regularmente a pressão arterial.

Fatores como obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão intimamente ligados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, em particular, podem acelerar o surgimento da doença em até uma década. Além disso, o consumo excessivo de sal, em conjunto com hábitos alimentares inadequados, também desempenha um papel significativo no desenvolvimento da hipertensão.

A Cannabis tem sido objeto de estudo por seus potenciais efeitos no manejo da hipertensão arterial. Alguns canabinoides podem ter efeitos vasodilatadores, o que significa que podem ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Além disso, os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes da Cannabis podem também desempenhar um papel na redução do estresse oxidativo e da inflamação, fatores que estão associados ao desenvolvimento da hipertensão.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Um estudo chamado “A Cannabis está associada à redução da pressão arterial em adultos mais velhos - Um estudo de monitoramento ambulatorial da pressão arterial de 24 horas.” (tradução), de 2021, verificou por um estudo observacional o efeito da Cannabis na pressão arterial, frequência cardíaca e parâmetros metabólicos em idosos com hipertensão.


Vinte e seis pacientes completaram o estudo foram 3 meses de acompanhamento, a pressão arterial sistólica e diastólica média de 24 horas foi reduzida em 5,0 mmHg e 4,5 mmHg, respectivamente. No geral, entre idosos com hipertensão, o tratamento com Cannabis por 3 meses foi associado a uma redução nos valores de pressão arterial sistólica e diastólica em 24 horas, com um nadir 3 horas após a administração de Cannabis.

Um estudo mais antigo, de 2012, chamado “No cerne da questão: o sistema endocanabinoide na função e disfunção cardiovascular.” (tradução), investigou os efeitos da Cannabis na pressão arterial, nesta pesquisa os cientistas destacaram que os canabinoides, principalmente o THC, têm efeitos hipotensores e potencial terapêutico na proteção de lesões cardíacas.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

Referências:

Abuhasira, R., Haviv, Y., Leiba, M., Leiba, A., Ryvo, L., & Novack, V. (2021). Cannabis is associated with blood pressure reduction in older adults - A 24-hours ambulatory blood pressure monitoring study.. European journal of internal medicine.
Cannabis is associated with blood pressure reduction in older adults – A 24-hours ambulatory blood pressure monitoring study
.

Montecucco, F., & Marzo, V. (2012). At the heart of the matter: the endocannabinoid system in cardiovascular function and dysfunction.. Trends in pharmacological sciences, 33 6, 331-40 .
At the heart of the matter: the endocannabinoid system in cardiovascular function and dysfunction
.

Entenda de uma vez por todas a diferença entre o CBD e o THC

Se você ainda tem dúvidas da diferença entre os 2 canabinoides mais populares da Cannabis, chegou a hora de entender! Vamos te explicar, acompanhe nossa matéria...

Leia mais