A acupuntura é uma das mais famosas práticas integrativas da medicina. Pessoas buscam essa atividade para tratarem diversos sintomas. Hoje vamos te explicar como a acupuntura é capaz de potencializar os benefícios da terapia canabinoide.
A medicina integrativa oferece para o tratamento do paciente, abordagens complementares às convencionais a fim de se ter o máximo de efeito terapêutico. Com isso ela busca além de promover o tratamento adequado, a mudança de estilo de vida. A acupuntura é uma prática de medicina integrativa que promove esses efeitos.
Na sessão de acupuntura são inseridas agulhas em pontos específicos no corpo do paciente. Essas agulhas atingem o sistema nervoso da pessoa e assim consegue controlar sintomas, como:
A ideia mais aceita por trás da medicina é que são ativados certos nervos no paciente que sinalizam imediatamente para o cérebro. Essa interação entre a estimulação do nervo e a sua comunicação com o sistema nervoso central promove os efeitos neuroprotetores e analgésicos.
O Sistema Endocanabinoide (S.E.C) é um conjunto de receptores e proteínas que estão distribuídos por todas as regiões do corpo, trabalhando para manter a homeostase do organismo. Já é comprovado que o S.E.C pode ser modulado por exercícios, meditação, acupuntura e outras práticas integrativas.
A acupuntura interage com os receptores endocanabinoides quando ativa os nervos do sistema nervoso. A maioria dos receptores do S.E.C está concentrada no sistema nervoso central e periférico. Por meio dessa ativação dos nervos é que a medicina com as agulhas consegue modular o sistema endocanabinoide e ajudar a promover a homeostase.
Outra teoria que comprova a relação da acupuntura com o sistema endocanabinoide é que a prática integrativa aumenta a concentração de moléculas chamadas de opióides endógenos. E existe uma relação proporcional entre essas moléculas e os endocanabinoides (E.C), ou seja, com aumento dos opióides endógenos a concentração de E.C também aumenta. Essa é uma outra via de interação entre a acupuntura e o S.E.C.
Em um estudo, de 2021, intitulado “O sistema endocanabinóide contribui para a analgesia por eletroacupuntura” publicado no periódico Fronteiras da Neurociência os autores afirmaram que a acupuntura acompanhada de descargas elétricas controladas conseguiram inibir dores e inflamações por meio da modulação do S.E.C.
Também foi indicado que a eletroacupuntura aumentou significativamente os níveis de endocanabinoides. Tornando clara a relação direta entre a prática integrativa e o bom funcionamento do sistema endocanabinoide.
Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.
Fica evidente que a prática de acupuntura consegue aumentar os benefícios do tratamento com a planta. Então se o paciente realizar a correta administração dos medicamentos a base de cannabis e inserir sessões de acupuntura em conjunto, os resultados terapêuticos do seu tratamento serão potencializados.
___
Agende uma consulta com nosso médico responsável e saiba mais sobre a importância da acupuntura associada ao tratamento canabinoide para o alívio dos seus sintomas.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Frente. Neurosci., 18 de fevereiro de 2021. Seg. Neurofarmacologia. https://doi.org/10.3389/fnins.2020.594219
Acupuntura e Sistema endocanabinoide. WeCann, 2021. Acesso em: 01 de novembro de 2022. Disponível em: https://wecann.academy/acupuntura-e-sistema-endocanabinoide/
Santa Planta Medicina Canabinoide © 2021 todos os direitos reservados