A Cannabis pode alterar a experiência sexual?

A Cannabis, planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais e recreativas, tem sido objeto de estudo e debate ao longo dos anos. Além de seus efeitos terapêuticos e recreativos, há um crescente interesse em compreender suas possíveis influências sobre a libido e a vida sexual das pessoas.

Mas afinal, a Cannabis realmente tem o poder de apimentar a vida sexual, ou tudo não passa de mito e efeito placebo?

Um estudo de 2013 chamado “Explorando afrodisíacos à base de ervas cientificamente comprovados” (tradução), revisou as principais ervas com possíveis efeitos afrodisíacos, eles remontam que historicamente as plantas eram bastante utilizadas para essa finalidade, com o tempo a indústria farmacêutica, principalmente após o surgimento do Viagra (sildenafil) e ampla publicidade.

O estudo comprova os efeitos afrodisíacos de diversas plantas, sem citar a Cannabis. No entanto um estudo mais recente, de 2017 chamado “Cannabis e Comportamento Sexual” (tradução), mostrou que o uso de Cannabis em doses baixas pode aumentar o desejo e a satisfação sexual, além de demonstrar efeitos ansiolíticos, enquanto doses muito altas podem prejudicar a experiência.

Quer tirar as suas dúvidas com um médico prescritor?

Na clínica Santa Planta as consultas são realizadas via Telemedicina de forma rápida, fácil e segura.

Agende sua consulta

Ainda outra pesquisa chamada “Como a Cannabis altera a experiência sexual: uma pesquisa com homens e mulheres.” (tradução), de 2019, utilizou-se de um questionário para pessoas que já haviam consumido Cannabis ao longo da vida, foram analisados 216 questionários respondidos.

Das respostas, (58,9%) disseram que a Cannabis aumentou o desejo sexual, 149 dos 202 participantes (73,8%) relataram aumento da satisfação sexual, 144 dos 199 participantes (74,3%) relataram aumento da sensibilidade ao toque e 132 de 201 os participantes (65,7%) relataram aumento da intensidade dos orgasmos.

No geral, o consumo de Cannabis pode melhorar e interferir na experiência sexual, com muitos participantes a considerarem-na relaxante, com maior sensibilidade ao toque e a aumentar a intensidade dos sentimentos. Mas cuidado que o uso em excesso pode atrapalhar e causar frustrações, use sem exageros.

Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.





Referências:

Kotta, S., Ansari, S., & Ali, J. (2013). Exploring scientifically proven herbal aphrodisiacs. Pharmacognosy Reviews, 7, 1 - 10. Exploring Scientifically Proven Herbal Aphrodisiacs .

Scimeca, G., Chisari, C., Muscatello, M., Cedro, C., Pandolfo, G., Zoccali, R., & Bruno, A. (2017). Cannabis and Sexual Behavior. , 180-187. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-800756-3.00021-1.

Wiebe, E., & Just, A. (2019). How Cannabis Alters Sexual Experience: A Survey of Men and Women.. The journal of sexual medicine. How Cannabis Alters Sexual Experience: A Survey of Men and Women .

Cannabis e Artrite Reumatóide

Hoje é o Dia Mundial da Artrite Reumatóide e vamos compartilhar com você estudos que confirmam o potencial do tratamento canabinoide para patologia. ...

Leia mais