NÃO FUME! VAPORIZE

Hoje vamos te apresentar 3 grandes vantagens de vaporizar a Cannabis para que você nunca mais opte por fumar. Veja abaixo e tire suas conclusões.

A vaporização é uma das formas de inalar os compostos por meio de um vaporizador, no qual a flor da planta é aquecida a uma temperatura ideal para descarboxilação dos fitocompostos da planta, que é o processo de ativação das propriedades psicoativas da cannabis através do calor, através da volatilização (tornar sólido em gás/vapor). Contudo abaixo da temperatura de combustão, ou seja, o usuário inala o vapor e não a fumaça, que é repleta de substâncias cancerígenas e toxinas prejudiciais.

A via inalatória é uma das vias mais rápidas de absorção, perdendo apenas para intravenosa, em contra partida seus efeitos são mais passageiros, sendo uma indicação para situações de emergência, como no caso de crises de ansiedade ou dor, mas seus efeitos são menos duradouros em muitos casos. Por este motivo é indicado como tratamento complementar ao sublingual por exemplo, que possui efeitos mais consistentes e prolongados.

Vale lembrar que hoje em dia é possível comprar flores in natura e extrações de Cannabis medicinal com receita médica, desde que contenham até 0,3% de THC (delta-9-tetrahidrocanabinol). São inúmeras opções disponíveis no mercado para vaporização, o que torna possível hoje o acesso legal para aqueles que desejam ou necessitam usar a via inalatória. Porém em casos em que o paciente necessita das flores com alto teor de THC, como no caso de dores crônicas, é necessário solicitar o habeas-corpus e realizar o seu próprio plantio.

Em 2016, o estudo alemão “Medicinal Cannabis: In Vitro Validation of Vaporizers for the Smoke-Free Inhalation of Cannabis”, constatou que os vaporizadores podem ser considerados como um modo de aplicação promissor para a administração segura e eficiente de cannabis medicinal e canabinóides.

Já no Jornal Canadense de Saúde Pública, em 2022, foi apresentado o estudo “Are vaporizers a lower-risk alternative to smoking cannabis?”, que tratava das vantagens da vaporização de Cannabis sobre o fumo. Nele foi relatado que o método de vaporização foi capaz de reduzir a concentração de alcatrão (composto tóxico liberado durante o fumo), a exposição ao monóxido de carbono (outra substância tóxica), além de conservar terpenos e canabinoides da sua flor de Cannabis medicinal.

Tendo em vista a baixa absorção de monóxido de carbono no método de vaporizar a cannabis, podemos entender que também houve baixa exposição a outras toxinas de combustão gasosa.

Isso acontece porque a maioria dos fitocompostos presentes na cannabis são volatizados a temperaturas bem mais baixas que a combustão, sabendo disso o vaporizador é uma das poucas técnicas que consegue controlar a temperatura desejada e com isso tornar volátil para inalação substâncias que são perdidas na combustão ou em outros métodos.

Atendemos o Brasil todo por telemedicina.

AGENDE SUA CONSULTA

Cada canabinoide possui uma temperatura ideal para vaporizar, o ponto de ebulição do THC por exemplo é de 157°, mas não há problemas vaporizar por volta de 170ºC, e nessa temperatura, os compostos (canabinoides e terpenos) ativos na cannabis são convertidos em vapor, dentro da temperatura ideal e podem ser inalados. Na combustão a temperatura pode passar dos 800°C, fazendo com que seja perdido muitos dos canabinoides e terpenos e com que seja liberada substâncias nocivas à saúde.

Veja o que essas vantagens trazem de benefícios para os pacientes:

  • Mais saudável

Na vaporização nenhuma substância tóxica é liberada, como acontece na combustão, além de não promover o aquecimento das vias aéreas como a versão fumada, assim o sistema respiratório do paciente não sofre nenhum dano.

  • Máximo de efeito terapêutico

Por conta da conservação dos fitocompostos, devido a temperatura ideal da descarboxilação, o vaporizador consegue potencializar os benefícios medicinais da cannabis. Além do que, na terapia canabinoide existe o efeito comitiva, isto é, os compostos da planta promovem mais efeitos quando trabalham juntos. Ou seja, quanto mais terpenos, flavonoides e canabinoides em seu medicamento, maior a ação medicinal que a cannabis promoverá no organismo.

  • Maior economia do medicamento

Devido a potencialização dos efeitos terapêuticos e psicoativos, a sua eficiência é maior, ou seja, na vaporização é possível obter mais absorção dos compostos do que em outros métodos, tendo maior aproveitamento da dose, fazendo com que o paciente também economize.

Desse modo, vemos que a vaporização é um método de inalação da cannabis sem danos, com grande potencial terapêutico e de rápida absorção. Indicado para complemento do tratamento com óleos e extratos, usados para resgates de crises ou até mesmo para momentos de relaxamento no final do dia.

___

Agende uma consulta com nosso médico especialista e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.

Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.

REFERÊNCIAS:

Lanz C, Mattsson J, Soydaner U, Brenneisen R. Medicinal Cannabis: In Vitro Validation of Vaporizers for the Smoke-Free Inhalation of Cannabis. PLoS One. 2016 Jan 19;11(1):e0147286. doi: 10.1371/journal.pone.0147286. PMID: 26784441; PMCID: PMC4718604.

Chaiton, M., Kundu, A., Rueda, S. et al. Are vaporizers a lower-risk alternative to smoking cannabis?. Can J Public Health 113, 293–296 (2022). https://doi.org/10.17269/s41997-021-00565-w

Principais dúvidas sobre o óleo de CBD

O CBD está cada vez mais popular, mas são muitas dúvidas em relação ao medicamento e muitos pacientes deixam de ter acesso por falta de informações corretas. Por este motivo vamos responder 4 perguntas muito recorrentes sobre o óleo de canabidiol, acompanhe abaixo.

Leia mais