Pesquisas recentes nos Estados Unidos indicam forte tendência de substituição de opioides e outros analgésicos comuns, por canabinoides no controle da dor. Veja abaixo.
Um estudo recente, chamado “Uso de Cannabis e outros tratamentos para dor entre adultos com dor crônica nos estados dos EUA com programas de Cannabis medicinal” conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade Johns Hopkins, revela que aproximadamente um terço dos pacientes que sofrem de dor crônica optam pelo uso de Cannabis como uma alternativa de tratamento.
Os dados foram provenientes de 1.724 adultos em 36 estados, coletados entre março e abril de 2022, indicam uma crescente aceitação da Cannabis como uma ferramenta eficaz no controle da dor.
O estudo destaca que os canabinoides podem ser utilizados de maneira eficiente no manejo da dor para certos indivíduos. Além disso, a maioria dos participantes que adotaram a Cannabis como parte do tratamento para dor crônica relatou que ela substituiu outros medicamentos, especialmente opioides .
Em estados com legislação sobre Cannabis medicinal, 3 em cada 10 adultos com dor crônica afirmaram utilizar Cannabis para gerenciar a dor. Notavelmente, o estudo destaca que o uso de Cannabis levou a uma redução no consumo de opioides prescritos, medicamentos não opioides e analgésicos de venda livre. Menos de 1% dos participantes mencionaram um aumento no uso desses medicamentos associado ao uso de Cannabis.
Essa tendência de substituição da Cannabis pelos opioides também é observada em pacientes oncológicos, uma população que frequentemente requer o uso contínuo de analgésicos durante o tratamento.
Em um outro estudo de 2022, chamado “Pacientes com Cannabis medicinal relatam melhorias no funcionamento da saúde e reduções no uso de opiáceos”, contou com uma amostra de 2.183 entrevistados que relataram suas percepções do uso da Cannabis medicinal para o tratamento da dor crônica.
A significativa maioria dos pacientes considerou a Cannabis medicinal como um elemento crucial para melhorar sua qualidade de vida. Dentre esses indivíduos, (60,98%) compartilharam que utilizavam analgésicos antes de adotarem a Cannabis medicinal, sendo que (93,36%) deles notaram uma modificação na sua medicação para dor após a incorporação da Cannabis medicinal. Adicionalmente, a maioria expressiva dos participantes (79%) informou ter interrompido ou reduzido o consumo de analgésicos desde o início do tratamento com Cannabis medicinal, enquanto 11,47% descreveram experimentar melhorias em seu funcionamento.
Em síntese, os estudos recentes sobre o uso da Cannabis medicinal no manejo da dor crônica revelam uma tendência crescente à adoção dessa abordagem terapêutica. Os resultados apontam para uma preferência de pacientes em utilizar Cannabis como alternativa ao tratamento convencional.
-
Agende uma consulta com nosso médico responsável e conheça mais sobre os benefícios do tratamento com a Cannabis. Ele irá propor a alternativa ideal para sua patologia e te indicará as melhores opções em custo benefício para adquirir o medicamento.
Caso tenha dúvidas basta clicar no ícone Whatsapp logo abaixo e nossa equipe irá lhe atender com grande satisfação.
Referências:
Bicket MC, Stone EM, McGinty EE. Uso de cannabis e outros tratamentos para dor entre adultos com dor crônica nos estados dos EUA com programas de cannabis medicinal. JAMA Network Open. 2023;6(1):e2249797. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2022.49797
Pritchett, C. E., Flynn, H., Wang, Y., & Polston, J. E. (2022). Medical Cannabis Patients Report Improvements in Health Functioning and Reductions in Opiate Use. Substance Use & Misuse, 57(13), 1883-1892. DOI: 10.1080/10826084.2022.2107673
Superação dos sintomas da fibromialgia através do tratamento canabinoide.